Ética nos negócios

Por que a ética nos negócios agora?

Embora existam muitos aspectos morais diferentes dos negócios, a ética empresarial em geral incide sobre três áreas básicas de tomada de decisão gerencial:
1. Escolhas quanto à lei — o que deveria ser e se deverá ser cumprida ou não,
2. Escolha sobre os assuntos econômicos e sociais que estão além do domínio da lei - em geral, chamados de “áreas cinzentas” ou “valores humanos”. Dizem respeito aos meios tangíveis ou intangíveis pelos quais se tratam os outros, e incluem não apenas as noções morais de honestidade, palavra e justiça, mas também a de evitar danos e a da reparação voluntária dos prejuízos causados.
3. Escolhas sobre a preeminência do interesse próprio — o quanto o bem-estar próprio vem antes dos interesses da empresa ou de outras pessoas dentro ou fora da empresa. Incluem-se as decisões que dizem respeito aos direitos de propriedade e quanto dinheiro deve ser retido ou distribuído.

Dilemas éticos comuns
1. Ganância
2. Encobrimento e deturpação de relatórios e procedimentos de controle
3. Justificativas enganosas sobre produtos ou serviços
4. Inadimplência ou fraude de termos negociados
5. Estabelecimento de políticas que possam levar outras pessoas a mentir para cumpri-las
6. Excesso de confiança no próprio julgamento, pondo em risco a entidade corporativa
7. Deslealdade para com a empresa assim que os tempos ficam difíceis
8. Má qualidade
9. Humilhação das pessoas, no trabalho ou através de estereótipos na propaganda
10. Obediência cega à autoridade, não importando se ela é antiética ou injusta
11. Autoengrandecimento, aproveitando as obrigações da empresa (conflito de interesses)
12. Favoritismo
13. Acordos de preços
14. Sacrifício do inocente e do mais fraco para que as coisas sejam feitas
15. Supressão dos direitos básicos: liberdade de expressão, de escolha e de relacionamentos pessoais
16. Falha em denunciar a ocorrência de práticas antiéticas
17. Negligência da própria família ou das próprias necessidades pessoais
18. Tomada de decisão sobre o produto que perpetra um assunto de segurança questionável
19. Não repor aquilo que se tirou do meio ambiente, dos empregados e/ou dos bens da empresa
20. Exagerar conscientemente as vantagens de um plano para obter o apoio necessário
21. Não atacar prováveis áreas de fanatismo, preconceito de sexo ou racismo
22. Bajular a hierarquia da empresa em vez de fazer o trabalho benfeito
23. Subir a escada corporativa usando os outros como degraus
24. Promover o empreendedor destrutivo que deixa para trás seus erros
25. Não cooperar com outras áreas da empresa — a mentalidade do inimigo
26. Mentir, por omissão, para os empregados pelo bem do negócio
27. Fazer aliança com um parceiro questionável, mesmo que para uma boa causa
28. Não assumir a responsabilidade por práticas danosas — intencionais ou não
29. Abusar ou simplesmente concordar com fantasias corporativas que desperdiçam dinheiro e tempo
30. Corromper o processo político público através de meios legais


Referência


NASH, Laura L. Ética nas empresas: guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. Tradução: Kátia Aparecida Roque. São Paulo: Makron Books Ltda, 2001. 240p.

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